Entre os diversos dados e números apresentados, a Secretaria de Saúde informou que houve uma redução de 17,19% na demanda de procedimentos e exames, e de 5,34% na demanda de consultas, ambas em relação ao quadrimestre anterior. Os dados podem ser consultados no página da Secretaria de Saúde no site oficial do município (www.portoferreira.sp.gov.br).
Sobre a chamada "demanda reprimida", a Secretaria de Saúde diz que mantém no sistema Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde) as consultas, exames e procedimentos que se encontram na lista de espera para agendamento na Rede de Referência. "Este sistema, além de manter os dados atualizados dia-a-dia, ainda possibilitam transparência no processo de regulação das vagas", diz o texto apresentado na audiência.
"Continua a dificuldade referente às demandas direcionadas ao Hospital das Clínicas, o que ocorre quando se esgotam os recursos em nossa Rede de Atenção (São Carlos e Araraquara), pois o HC está com sérios problemas ligados à falta de recursos humanos. Continuamos com aumento significativo na demanda devido a suspensão de parte dos atendimentos de rotina neste período de pandemia da covid-19. Os AMEs estão retomando aos poucos os atendimentos de rotina, desde que não incluam pacientes dos grupos de risco", continua.
Fazendo uma comparação com a Capital paulista, a situação de Porto Ferreira em termos de demanda reprimida é bem melhor. Em São Paulo, conforme reportagem da Folha de S.Paulo publicada esta semana, as consultas caíram 53% este ano, enquanto que os exames tiveram queda de 56%.
Redação Jornal do Porto