Músicas para descobrir em casa - 'Tororó' (Chico Buarque e Edu Lobo, 1988) com Danilo Caymmi

Músicas para descobrir em casa - 'Tororó' (Chico Buarque e Edu Lobo, 1988) com Danilo Caymmi
Capa de 'Dança da meia-lua', álbum de 1988 em que Edu Lobo e Chico Buarque apresentaram o samba 'Tororó' na voz de Danilo Caymmi

Reprodução

? MÚSICAS PARA DESCOBRIR EM CASA – Tororó (Chico Buarque e Edu Lobo, 1988) com Danilo Caymmi

? Apresentada em 1988, a trilha sonora do balé Dança da meia-lua – espetáculo encenado pela companhia Ballet Teatro Guaíra – é a terceira das quatro obras compostas por Edu Lobo com Chico Buarque para a cena.

A parceria foi iniciada pelos compositores cariocas em 1982 para a criação das músicas de O grande circo místico (1983), balé também encenado pela companhia do Teatro Guaíra.

Se a trilha sonora de O grande circo místico forma praticamente um greatest hits da obra da dupla, a seleção musical do balé Dança da meia-lua alcançou menor repercussão no nicho da MPB, embora mantenha o alto padrão de qualidade do cancioneiro dos compositores. A única música a transcender a trilha foi Valsa brasileira (1988).

Contudo, há grandes músicas no disco Dança da meia-lua, editado em LP em 1988 pela gravadora Som Livre e relançado em CD em 2008 através da gravadora Biscoito Fino. Umas dessas músicas a serem descobertas é o samba Tororó, gravado pelo cantor Danilo Caymmi para o disco com a trilha do balé.

Na letra de Tororó, Chico perfila o homem antes e depois da criação da mulher. Ao fim, a letra de Tororó incorpora a primeira estrofe da cantiga infantil Fui no Tororó antes do arremate melancólico do samba.

Assim como as outras faixas do disco, o samba Tororó foi gravado com o toque do Pau Brasil, grupo na época formado pelos músicos Nelson Ayres (teclados), Paulo Bellinati (violão, guitarra e cavaquinho) e Rodolfo Stroeter (baixo). Outros músicos – como Carlos Bala (bateria), Mingo (percussão) e Teco Cardoso (sax, flauta e picolo) – foram convidados a se juntar ao grupo para a gravação do disco Dança da meia-lua.

O samba Tororó foi regravado uma única vez em disco editado há 20 anos pelas cantoras Marianna Leporace e Sheila Zagury com repertório dedicado às músicas feitas por Chico Buarque e Edu Lobo para trilhas sonoras de teatro. No álbum São bonitas as canções (2000), Chico se junta às cantoras na gravação de Tororó, samba que nunca ganhou registro solo de nenhum dos dois compositores.

? Ficha técnica da Música para descobrir em casa 37 :

Título: Tororó

Compositores: Edu Lobo e Chico Buarque

Intérprete original: Danilo Caymmi

Álbum da gravação original: Dança da meia-lua

Ano da gravação original: 1988

Regravações que merecem menções: a das cantoras Marianna Leporace e Sheila Zagury no álbum São bonitas as canções (2000) com a participação de Chico Buarque.

? Eis a letra da música Tororó :

"Antes da mulher

Era o homem só

Era sem querer

Era sem amor

Era sem penar

Era sem suor

Era sem mulher

Era bem melhor

Deus fez a fêmea e depois

Que ela encorpou, nunca mais

Que um mais um foram dois

E caíram de quatro os animais

E tome praga no arroz

Rebelião nos currais

Ficou o homem feroz

E estranhou seus iguais

Antes da mulher

Era um dissabor

Era um desprazer

Que fazia dó

Homem sem mulher

Era quase um pó

Que ficava em pé

Era um saco só

Dentro da fêmea, Deus pôs

Lagos e grutas, canais

Carnes e curva e cós

Seduções e pecados infernais

Em nome dela, depois

Criou perfumes, cristais

O campo de girassóis

E as noites de paz

Eu fui no Tororó

Beber água, não achei

Achei bela morena

Que no Tororó deixei

Pra que, morena

Pra que carinho

Ah, pra que desejo

Pra acabar sozinho"