Facebook disponibiliza ferramentas de transparência para anúncios políticos no Brasil

Facebook disponibiliza ferramentas de transparência para anúncios políticos no Brasil
Com aproximação das eleições, empresa amplia recursos sobre propagandas em suas plataformas. Plataformas do Facebook adicionam ferramentas para analisar anúncios políticos.

Stephen Lam/Reuters

O Facebook trouxe nesta terça-feira (22) duas ferramentas sobre publicidade política e eleitoral para o Brasil.

A primeira é o relatório de transparência, com informações sobre gastos na plataforma. A segunda é uma Interface de Programação de Aplicativo (API, na sigla em inglês) para criar pesquisas personalizadas.

As funcionalidades estão disponíveis na Biblioteca de Anúncios, que reúne campanhas de publicidade no Facebook e Instagram que possuem o selo "Pago por" ou "Propaganda Eleitoral".

A partir do relatório de transparência, cidadãos podem visualizar o total de anúncios sobre política e eleições criados no Brasil com um desses rótulos desde agosto de 2020 e visualizar o valor total gasto para esse tipo de publicidade.

É possível fazer buscas mais refinadas por data, região ou anunciante, além de uma lista com os maiores anunciantes no último dia ou por intervalo de 7 dias, 30 dias, 90 dias ou todas as datas.

Plataforma de relatórios para anúncios políticos no Facebook.

Reprodução/Facebook

A Interface de Programação de Aplicativo (API) é uma ferramenta mais sofisticada para criar pesquisas personalizadas de anúncios com palavras-chave que ficaram armazenadas na Biblioteca de Anúncios.

Ela permitirá buscar dados de todos os anúncios ativos e inativos sobre temas sociais, eleições ou política.

Para ter acesso à API, é necessário confirmar identidade e localização, criar uma conta de desenvolvedor do Facebook e adicionar um novo aplicativo.

Regras para anúncios políticos no Facebook

O Facebook anunciou novas regras em agosto que restringem a veiculação de anúncios políticos.

Todas as publicidades na plataforma precisam ter um selo que indicam que se trata de um anúncio político.

Quem quiser pagar pelas propagandas deve confirmar a identidade e que tem uma residência no Brasil. Os anunciantes têm a opção de fornecer número do CNPJ ou CPF.

Veja os últimos vídeos sobre tecnologia no G1