Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

JP IMPRESSO

Marco Zero projetado por Jean Gabriel Villin em São Paulo completa 86 anos



O atual Marco Zero de São Paulo, localizado em frente à Catedral da Sé, completa 86 anos nesta sexta-feira (18). O monumento é a referência na marcação do início da numeração das ruas da cidade e das rodovias estaduais. A estrutura hexagonal é o quarto marco zero de São Paulo. O primeiro ficava em frente à primeira igreja da Sé, próximo da atual Rua Venceslau Brás. O segundo era a torre da igreja da Sé e o terceiro, um monumento externo, que ficava em frente à mesma igreja.

Entretanto, com a chegada do século 20, a igreja da Sé foi demolida, assim como vários imóveis ao seu redor, para dar espaço à nova Catedral e a praça à sua frente. O monumento foi removido do local nesse contexto. A ideia de refazer o monumento surgiu em 1921 e partiu do jornalista Américo R. Netto, que era membro da Associação Paulista de Boas Estradas. O jornalista chegou a pedir para o artista francês Jean Gabriel Villin, que por muitos anos morou em Porto Ferreira, realizar os desenhos e imaginar a estrutura da obra.

Apesar da pró-atividade do jornalista, o projeto só começaria a sair do papel em 1932, quando o Touring Clube do Brasil, por meio de sua sede de São Paulo, pediu ajuda ao então prefeito Antonio Carlos Assumpção para consolidar a obra. O marco, em forma de um prisma hexagonal revestido de mármore, foi instalado em frente à Catedral no dia 18 de setembro de 1934. A placa de bronze original do monumento, inclusive, foi uma doação do Touring Clube do Brasil.

A placa, que fica na parte superior do Marco Zero, exibe um mapa das estradas que partem de São Paulo com destino a outros estados. Em cada face do marco, figuras inscritas representam os locais de destino das rodovias:

- O estado do Paraná é representado por uma araucária;

- O estado de Mato Grosso é representado por roupas dos Bandeirantes;

- A cidade de Santos é lembrada por um navio, representando a saída do café, maior riqueza do país no período;

- O Rio de Janeiro é lembrado pelo Pão de Açúcar e suas bananeiras;

- Minas Gerais é reconhecida pelos materiais de mineração profunda;

- O estado de Goiás é lembrado por uma bateia, material de mineração de superfície.

No dia 22 janeiro de 2019, poucos dias antes do aniversário de São Paulo, o monumento foi reinstalado em frente à Catedral da Sé após ter sido derrubado por um caminhão dias antes.

Em 2007 o Marco Zero foi definitivamente tombado pelo órgão municipal responsável pelo patrimônio histórico da cidade, ano também que a obra recebeu uma restauração.

Quando observamos os belos desenhos que representam as regiões brasileiras nas laterais do marco, não há qualquer menção ao artista Jean Gabriel Villin.

Nascido em Amiens, França, em 1906, Jean Gabriel Villin mudou-se para o Brasil ainda jovem, em 1925, para vir trabalhar em Porto Ferreira como desenhista em um fábrica de louças. Ele ficou na cidade até 1927, quando foi para a capital, atendendo um convite para trabalhar como desenhista no serviço público.

Foi nesta época, quando já estava bem estabelecido em São Paulo, que acabou conhecendo a figura de Monteiro Lobato, que entre 1929 e 1930 o convidou para ilustrar seus livros. Seu primeiro trabalho com o grande escritor brasileiro foi na ilustração do livro Reinações de Narizinho. Villin também é conhecido por ter sido o primeiro a desenhar e imortalizar o personagem Saci.

O nome de Jean Gabriel Villin também é muito conhecido e respeitado na área de desenhos publicitários, onde também destacou-se com muito sucesso.

Mesmo sendo de origem francesa, Villin colocava em seus trabalhos muito do folclore e coisas típicas do brasil, dando um cunho totalmente nacional para a nossa propaganda, razão que foi chamado em sua época de "o mais brasileiro dos publicitários brasileiros". Ele faleceu em 1979, quando já havia retornado a morar em Porto Ferreira.


Redação Jornal do Porto

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!