Músicas para descobrir em casa - 'No caminho de Cuba' (Jaime Alem, 1985) com Elba Ramalho

Músicas para descobrir em casa - 'No caminho de Cuba' (Jaime Alem, 1985) com Elba Ramalho
Capa de 'Fogo na mistura', álbum de Elba Ramalho que trouxe a primeira e única gravação de 'No caminho de Cuba'

Antonio Guerreiro

? MÚSICAS PARA DESCOBRIR EM CASA – No caminho de Cuba (Jaime Alem, 1985) com Elba Ramalho

? Em 1985, ano em Jaime Alem assumiu a função de maestro e diretor musical de Maria Bethânia (funções das quais somente seria dispensado em 2012), o artista paulista ainda estava associado a Elba Ramalho.

Violonista e arranjador, Alem é também compositor e, pela conexão com Elba, assinou uma das dez músicas que compuseram o repertório do sétimo álbum solo da cantora paraibana, Fogo na mistura, lançado em 1985 pela gravadora Barclay, nome da companhia até 1983 intitulada Ariola.

A música de Alem, No caminho de Cuba, se alinhou com o conceito do disco, produzido por Marco Mazzola e pautado pela fusão de gêneros musicais, como já sugeriu o título Fogo na mistura.

A letra de Alem fala em mistura de cumbia (ritmo colombiano) com xaxado. Contudo, o arranjo – criado em Miami (EUA) pelo maestro cubano Hector Garrido – caiu mais no suingue da salsa, um dos gêneros que mais representam Cuba no mapa-múndi musical.

Quando gravou o álbum Fogo na mistura, Elba tinha acabado de chegar de Cuba e, apaixonada pelos ritmos daquele país e já próxima de grandes compositores cubanos, foi até Miami (EUA) gravar três faixas do disco com músicos cubanos residentes na cidade norte-americana. No caminho de Cuba evidentemente foi uma delas.

Adolfo Lancha (bateria), Ed Calle (saxofone), Julio Hernandez (baixo), Luis de la Torre (piano Fender), Oscar Salas (percussão), René Toledo (guitarra) e Tony Concepción (trompete) puseram doses precisas do molho cubano na faixa No Caminho de Cuba.

Já Dominguinhos (1941 – 2013) e Severo do Acordeom (1950 – 2015) demarcaram o território brasileiro com os toques arretados das respectivas sanfonas, harmonizadas na gravação com a percussão do triângulo de Sidinho.

Em que pese o reforço nacional, o tempero cubano ficou mais forte na faixa do que a pimenta forrozeira. A gravação de No caminho de Cuba ficou mais para Havana do que para Campina Grande.

Com arranjo vocal de Jaime Alem, o registro de No caminho de Cuba indicou trilha de latinidade que seria seguida eventualmente por Elba, sobretudo no álbum Devora-me (1993), inteiramente calcado na interação do balanço brasileiro com o suingue tropicaliente da América Latina.

Contudo, em relação à composição de Jaime Alem, Elba Ramalho nunca mais voltou a bailar No caminho de Cuba, deixando a música esquecida no álbum de 1985.

? Ficha técnica da Música para descobrir em casa 30 :

Título: No caminho de Cuba

Compositor: Jaime Alem

Intérprete original: Elba Ramalho

Álbum da gravação original: Fogo na mistura

Ano da gravação original: 1985

Regravações que merecem menções: a música No caminho de Cuba nunca foi regravada.

? Eis a letra da música No caminho de Cuba :

"Um sanfoneiro, no caminho de Cuba

Um zabumbeiro, no caminho de Cuba

Um triangueiro, no caminho de Cuba

Lá um rumbeiro se chegou

Foi de congas no baião

Misturando la cumbia com xaxado

Obatalá, no caminho de Cuba

Babaluiaê, no caminho de Cuba

Um canto negro, no caminho de Cuba

Lá um moreno balançou

O meu coração

Eu fui visitar uma ilha

Que fica no Mar das Antilhas

E lá conheci outra raça americana

Também filha de Olorum"