Maquete da Estação Fepasa será reconstruída

Maquete da Estação Fepasa será reconstruída

Com a autorização do Prefeito Municipal Rômulo Ripa, a conhecida maquete da FEPASA será reconstruída. O objetivo principal deste projeto é valorizar o patrimônio histórico, neste caso, o prédio da estação que está sendo reformado para abrigar o museu histórico.

Esta nova maquete reutilizou a base da antiga e terá como diferencial os trens de ferreomodelismo funcionado. Portanto, os saudosistas ferreirenses poderão rememorar tempos de infância, quando andavam de trem para ir à escola em Pirassununga e outros momentos mais. Ao olhar para a maquete, os cidadãos voltarão no tempo e trarão à tona boas lembranças do passado.

Segundo Ivan Peripato, um dos construtores da antiga maquete oi o dentista Dr. Diógnes, no final dos anos 80 e início dos anos 90. O dentista começou a construí-la em sua casa e depois a transferiu para seu consultório que ficava onde, hoje, localiza-se a farmácia "Drogal". A partir d então, diversos colaboradores passara a participar do projeto. Peripato fotografou a estação em detalhes e Diógenes conseguiu as metragens. Um arquiteto fez o desenho. Duas vezes na semana eles se reuniam no consultório para trabalhar sobre o projeto.

O projeto foi idealizado por Renan Arnoni, conta com a "Arqpellegini" (reponsáveis técnicos: o maquetista César Pellegrini e sua filha Liciani Antonini Pellegrini (futura arquiteta). Alguns aspectos do projeto manterão fidelidade ao original, como por exemplo, a estação e a caixa d"água da FEPASA. Já o traçado dos trilhos será modificado para o possível funcionamento elétrico dos trens. A previsão de entrega do projeto será de 2 meses.