Bolsas dos EUA emendam 3ª semana de queda com pressão de tecnológicas

Bolsas dos EUA emendam 3ª semana de queda com pressão de tecnológicas
Para o Nasdaq, essa sequência de quedas semanais é a mais longa desde agosto de 2019. J√° para S&P 500 e Dow Jones é a maior desde outubro de 2019. Painel mostra o índice Dow Jones.

Brendan McDermid/Reuters

Os mercados de a√ß√Ķes nos Estados Unidos fecharam em queda nesta sexta-feira (18), com papéis de tecnologia sendo vendidos pelo terceiro dia consecutivo, e todos os três principais índices acion√°rios engataram a terceira semana consecutiva de perdas.

Para o Nasdaq, essa sequência de quedas semanais é a mais longa desde agosto de 2019. J√° para S&P 500 e Dow Jones é a maior desde outubro de 2019.

Os papéis de Apple Inc, Microsoft Corp, Amazon.com Inc e Alphabet Inc. -- que ajudaram a impulsionar o rali do mercado das mínimas de mar√ßo -- estiveram entre os maiores obst√°culos ao S&P 500 e ao Nasdaq nesta sexta-feira (18), enquanto o segmento de tecnologia do S&P 500 recuou 1,7%, maior press√£o entre os setores do S&P 500. As a√ß√Ķes da Apple recuaram 3,2%.

"Tivemos um pico do mercado em 2 de setembro e, em seguida, tivemos um declínio r√°pido, e muito disso veio das a√ß√Ķes de tecnologia e das 'growth stocks' que estavam indo t√£o bem", disse Tom Martin, gestor sênior de portfólio da Globalt Investments em Atlanta.

As chamadas "growth stocks" s√£o a√ß√Ķes de empresas cujos resultados tendem a crescer mais que a média do mercado.

EUA proibir√£o downloads de TikTok e uso do WeChat a partir de domingo

A sexta-feira marcou o vencimento trimestral das op√ß√Ķes de a√ß√Ķes dos EUA, futuros de índices de a√ß√Ķes e contratos de op√ß√Ķes de índices, evento conhecido como "quadruple witching", trazendo um maior volume de negocia√ß√£o no fechamento do mercado.

O volume nas bolsas dos EUA foi de 14,31 bilh√Ķes de a√ß√Ķes, o maior desde o rebalanceamento pela FTSE Russell de seus índices, em junho.

O Dow Jones caiu 0,88%, para 27.657,42 pontos, o S&P 500 perdeu 1,12%, para 3.319,47 pontos, e o Nasdaq teve queda de 1,07%, para 10.793,28 pontos.

Na semana, o Dow Jones teve ligeira baixa (-0,03%), enquanto o S&P 500 caiu 0,7% e o Nasdaq cedeu 0,6%.