Designer recria primeiro filme da história em 4K e 60 FPS usando IA

Designer recria primeiro filme da história em 4K e 60 FPS usando IA

Em 1896, Louis Lumière, um dos irmãos considerados pais do cinema, criou o que seria o primeiro filme do mundo. A chegada de um trem à sua estação é uma produção de 45 segundos lembrada até hoje. Contudo, pela limitação da época, é um vídeo de dimensões pequenas, com pouca definição e baixa taxa de quadros, o que dificulta a visualização.

Por conta disso, um designer chamado Denis Shiryaev resolveu adaptar a qualidade da produção às especificações contemporâneas. Ele recriou L"Arrivée d"un train en gare de La Ciotat em 4K e a 60 FPS.

O resultado, divulgado no YouTube, já conta com mais de 2 milhões de visualizações. De fato, o vídeo parece gravado com equipamentos mais atuais, permitindo uma riqueza de detalhes muito maior.

-
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/
-

Para isso, ele conta que usou duas tecnologias diferentes, mas que funcionam de forma muito parecida. A primeira é o programa Gigapixel AI da Topaz Labs. O software utiliza inteligência artificial para ampliar uma imagem, o que permitiu a Shiryaev transformar o vídeo em 4K. A rede neural do Gigapixel AI analisa cada ponto do vídeo e preenche os espaços de um jeito que não seja possível perceber que foi aumentado.

Depois de transformado em 4K, é necessário atualizar a taxa de quadros para 60 FPS. Para isso, Shiryaev usou outra técnica chamada de DAIN. A sigla é referente à interpolação de quadros em vídeos, com reconhecimento de profundidade.

Ou seja, ela permite que sejam adicionados quadros criados por inteligência artificial, mas que ainda permitam perceber que o fundo se movimenta em uma velocidade diferente do primeiro plano.

Para isso, a técnica exige cálculo de iluminação e de diferença de planos em um vídeo, além de outras análises. Assim, o DAIN faz vídeos até com 240 FPS com a sensação de terem sido gravados assim.

Além da produção em 4K e 60 FPS, outro canal, o Deoldify, adicionou cores ao curta. O perfil é focado em atualizar fotos e vídeos antigos.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech: