Por que as pessoas estão transmitindo suas horas de sono em lives nas redes sociais?

Por que as pessoas estão transmitindo suas horas de sono em lives nas redes sociais?
Usuários dormindo por horas a fio têm se destacado no algoritmo das plataformas. Eles dizem que sonecas aumentam engajamento, atraem seguidores e podem até render dinheiro. Brasileiro transmite noite de sono com boneco Chucky no TikTok

Reprodução/TikTok

O velho sonho de ganhar dinheiro dormindo na internet foi atualizado na era das lives.

Atentos a um estranho interesse do público, usuários de redes sociais estão transmitindo suas horas de sono ao vivo, na esperança de aumentar seu engajamento e até faturar - literalmente - de olhos fechados.

Em março, Brian Hector, um americano de 18 anos, disse ao "The New York Times" que ganhou cerca de US$ 10 (aproximadamente R$ 55) ao exibir uma noite tranquila de sono aos seus mais de 300 mil seguidores no TikTok.

Não há provas de que o relato seja verdadeiro. O fato é que, todas as noites, transmissões desse tipo rendem chats movimentados e se destacam no algoritmo da plataforma.

Entre os adeptos brasileiros, há quem pegue no sono ao lado de bonecos Chucky, dos filmes "Brinquedo Assassino", e os que aparecem dormindo em posições ainda mais bizarras (e até perigosas), como mordendo um biscoito ou escorado em uma geladeira aberta.

Em alguns casos, usuários burlam a ferramenta e transmitem uma imagem estática, com trilha de som ambiente.

"É uma prática polêmica. Alguns usuários acham que estamos faltando com o respeito a eles ao dormir numa live", diz ao G1 o tiktoker Diego Henrique Silva, de Barueri (SP). Ele faz lives dormindo em tempo real, mas também já usou o serviço para transmitir fotos.

Dá para ganhar dinheiro?

O ato de dormir numa live não fere as regras do TikTok. Utilizada principalmente para criação e compartilhamento de vídeos curtos, a rede tem trabalhado para popularizar seu recurso de transmissões ao vivo.

Com ele, espectadores têm a opção de doar "presentes" virtuais aos criadores das lives. Esses ítens podem ser trocados por dinheiro real.

O Twitch, outra plataforma que reúne transmissões ao vivo, usa um mecanismo parecido. Criadores de conteúdo podem receber moedas digitais de seus espectadores, as chamadas Bits.

O serviço, focado principalmente em lives de games, diz em suas diretrizes que não são recomendadas "atividades que comprometam a capacidade de um streamer de acompanhar de perto e monitorar seu stream e/ou chat".

Mesmo assim, o sono tem se mostrado uma democrática fonte de engajamento na rede.

Diego Henrique Silva faz lives dormindo e transmite imagens estáticas para ganhar engajamento no TikTok

Reprodução/TikTok

Em 2019, após um dia cansativo, o streamer até então com baixa popularidade Jesse D. cochilou por três horas durante uma transmissão.

O trecho recortado da live que o mostra acordando, sem entender por que tinha centenas de espectadores, se tornou um dos vídeos mais vistos da história do Twitch, com mais de 3 milhões de visualizações, segundo o site Kotaku.

Para tentar faturar, usuários ativam na plataforma um recurso que permite aos doadores enviarem sons e mensagens de voz para tentar acordá-los. Eles juram que há quem pague para importunar o sono de alguém.

Na maioria dos casos, no entanto, outros elementos atraem público às lives sonolentas.

Alguns streamers mostram suas rotinas pré-sono e incluem sussurros e barulhos considerados relaxantes pelos fãs de ASMR - técnica que promete causar sensações físicas através de estímulos visuais e auditivos, popular na internet.

Para outros, pouco importa se o dono da live está dormindo ou acordado. As transmissões são como uma tela em branco, em que espectadores podem usar o chat para conversar em tempo real e conhecer gente nova.

É um recurso que, no TikTok, não está disponível em nenhum outro lugar da rede. "O que acho mais interessante é saber que as pessoas interagem no chat e passam a se seguir", afirma o tiktoker Diego.

O brasileiro diz não faturar com as sonecas na plataforma, mas garante que viu o engajamento de seu perfil aumentar depois que começou a transmitir o sono. "Já ganhei 500 seguidores em três horas de live."

Semana Pop mostra os momentos em lives que saíram do controle