Pesquisadores sugerem painel "antissolar" capaz de gerar eletricidade à noite

Pesquisadores sugerem painel "antissolar" capaz de gerar eletricidade à noite

Nesta semana, pesquisadores da Universidade da Califórnia apresentaram, por meio de um novoartigo publicado na revistaACS Photonics, uma solução para criar um painel solar capaz de gerareletricidade à noite. A ideia seria criar um que funcione exatamente da maneira oposta em relação aos painéis solares que a gente já conhece, ou seja, aqueles que funcionam durante o dia, capturando a luzdo Sol. Por isso, esse novo modelo contrárioganhou o apelido de "painel antissolar".

Acontece que os painéis solares são frios em comparação com o Sol e, portanto, absorvem a luz solar, transformando-a em energia.O espaço é muito frio, então se você apontar um painel relativamente quente para ele, o painelirradiará calor como luz infravermelha, que é invisível para nós. Só que isso permite gerar eletricidade se essa energia for capturada. De acordo com o artigo, esse dispositivo pode gerar, à noite, cerca de um quarto da eletricidade que um painel solar normal gera durante o dia.

Jeremy Munday, professor do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da UC Davis (e autor do artigo), afirma que, seja um painel solar ou um painel antissolar, essas coisas são essencialmente apenas "motores de calor". Ele explica o seguinte: "você tem energia térmica vindo do Sol em direção à Terra e essa célula solar normal capta essa energia quando é transmitida do Sol para a Terra, então basicamente você precisa desses dois corpos de temperaturas diferentes e de alguma maneira de converter essa energia".

-
Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
-

Munday ainda acrescenta: "O que esse dispositivo noturno faz é algo similar. Está apenas usandoum corpo quente e um corpo frio, mas agora o corpo relativamente quente é a Terra e o espaço é o corpo frio. Como esse calor está fluindo da Terra para espaço sideral, está escolhendo isso e convertendo isso em energia". Munday e sua equipe estão atualmente trabalhando no desenvolvimento de protótipos para ver o quão bem eles podem fazer esse conceito funcionar. Além dele, outros pesquisadores também estão estudando como fabricar painéis solares noturnos, ou "painéis antissolares" — caso o nome pegue.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech: