Facebook lança recurso Reels do Instagram em mais de 50 países para brigar com o TikTok

Facebook lança recurso Reels do Instagram em mais de 50 países para brigar com o TikTok
Lançamento mais amplo do aplicativo, que já estava disponível no Brasil, ocorre dias depois que a Microsoft disse que estava em negociações para adquirir as operações do TikTok nos EUA. Instagram anuncia função Reels e vai expandir criação de conteúdo editado e autoral.

Divulgação/Instagram

O Facebook lançou o recurso Reels do Instagram nos Estados Unidos e em mais de 50 outros países nesta quarta-feira (5), para competir com o aplicativo TikTok.

O lançamento mais amplo do aplicativo, que já estava disponível no Brasil, ocorre dias depois que a Microsoft disse que estava em negociações para adquirir as operações do TikTok nos EUA da chinesa ByteDance.

TikTok proibido? O que está por trás do anúncio de Trump

A ByteDance concordou em negociar partes do TikTok, disseram fontes, sob pressão da Casa Branca, que ameaçou proibi-lo e outros aplicativos de propriedade chinesa por questões de segurança de dados.

O lançamento do Reels intensifica a disputa entre o Facebook e o TikTok, com as empresas se vendo como ameaça. Ambas planejam atrair mais adolescentes norte-americanos, muitos dos quais se juntaram ao TikTok nos últimos dois anos.

Além do Brasil, o Reels foi testado na França, Alemanha e Índia, que era o maior mercado do TikTok até o governo indiano o proibir no mês passado, após um choque de fronteira com a China. O Facebook também testou um aplicativo independente chamado Lasso, que não ganhou muita força.

Como funciona o Reels

É possível visualizar e utilizar áudios criados por outras pessoas no Reels.

Divulgação/Instagram

Semelhante ao TikTok, os usuários do Reels podem gravar curtos vídeos verticais em dispositivos móveis e adicionar efeitos especiais e trilhas sonoras extraídas de uma biblioteca de músicas.

Essas semelhanças levaram o presidente-executivo da TikTok, Kevin Mayer, a chamar Reels de "produto que imita" seu aplicativo e que poderia se apoiar na enorme base de usuários existente do Instagram depois que "o Lasso falhou rapidamente".

Vishal Shah, vice-presidente de produtos do Instagram, reconheceu as semelhanças em uma videoconferência com repórteres na terça-feira e disse que "a inspiração para produtos vem de todos os lugares", incluindo as equipes do Facebook e "o ecossistema de maneira mais ampla".

O Instagram ainda não planeja oferecer publicidade ou outras formas de os usuários ganharem dinheiro com o Reels, embora tenha recrutado jovens influenciadores digitais como a dançarina Merrick Hanna e o músico Tiagz - que foi recentemente contratado pela Sony/ATV depois de alcançar à fama através dos memes do TikTok - para testar o produto antes do lançamento.

A empresa pagou aos criadores os custos de produção, disse Shah.

Saiba como usar figurinhas animadas no WhatsApp

Como usar figurinhas animadas no WhatsApp