Leme: Centro de Referência da Pessoa com Autismo será inaugurado na próxima segunda-feira, dia 10

Inauguração faz parte da programação de 125 anos de Leme

Leme: Centro de Referência da Pessoa com Autismo será inaugurado na próxima segunda-feira, dia 10

A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, informa para toda a população que o Centro de Referência da Pessoa com Autismo será inaugurado na próxima segunda-feira, dia 10 de agosto. A inauguração faz parte da programação de 125 anos de Leme.

O Centro de Referência da Pessoa com Autismo oferecerá atendimento integrado e multidisciplinar, com profissionais de psicologia, terapia ocupacional/integração sensorial, fonoaudiologia, psiquiatria infantil, serviço social e enfermagem.

O Centro de Referência da Pessoa com Autismo tem como objetivo facilitar o diagnóstico e oferecer atendimento especializado para bebês, crianças, adolescentes e adultos, ofertando apoio e acolhimento para toda a família.

O Centro de Referência da Pessoa com Autismo atenderá pessoas, de todas as idades, que apresentem atraso ou problemas de desenvolvimento. Não há necessidade de encaminhamento para ser atendido, o paciente passará por avaliação diagnóstica e será ofertado o tratamento de reabilitação com equipe multiprofissional.

O Centro de Referência da Pessoa com Autismo será localizado na Rua José Manoel de Arruda Oliveira, 340, Jardim Bela Vista e funcionará de segunda a sexta, das 7h30 às 17h30.

Vale destacar que toda a pessoa diagnosticada será cadastrada e receberá a CipTEA – Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, que garante atendimentos prioritários e facilita a identificação da pessoa com Autismo.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social através do telefone 3573.6040.

AUTISMO

O TEA – Transtorno do Espectro Autista é caracterizado por dificuldade na socialização, na comunicação e no comportamento e é mais comum em meninos. A condição afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 2 milhões somente no Brasil.

O transtorno se manifesta de formas diferentes em cada pessoa, variando de mais leve a mais grave, sendo possível trabalhar medidas que proporcionam um grande avanço na inclusão social e na melhoria da qualidade de vida. As causas do autismo são desconhecidas e não existe cura, mas, quando diagnosticado precocemente, há mais chances de melhora do quadro e desenvolvimento da criança.