Receita Federal lança canal de atendimento no Telegram para serviços relacionados ao CPF

Receita Federal lança canal de atendimento no Telegram para serviços relacionados ao CPF
Cidadão poderá atualizar os dados, pedir segunda vida do documento, entre outros serviços. Telegram, aplicativo de mensagens.

Divulgação/Telegram

A Receita Federal informou que, a partir desta segunda-feira (3), é possível conseguir atendimento de serviços relacionados ao CPF pelo aplicativo de mensagens Telegram.

Com a ferramenta, o cidadão poderá pedir:

Atualização/alteração de dados e Regularização de CPF;

Segunda via de CPF;

Informação do número do CPF;

Consulta à situação cadastral;

Consulta ausência de DIRPF (exercício omisso).

Para solicitar o serviço, a pessoa deverá acessar o canal "ReceitaFederalOficial", interagir com a ferramenta, enviando todas as informações e documentos mínimos exigidos para que o órgão faça a análise da solicitação e conclua o atendimento.

"Essa medida contribui, ainda, para evitar que as pessoas se desloquem para alguma unidade de atendimento presencial, preservando a saúde dos servidores e cidadãos, evitando a aglomeração e a propagação do vírus Covid-19", diz a Receita Federal, em nota.

Segundo a Receita, o novo canal de atendimento utiliza tecnologia conhecida como chatbot, que realiza o atendimento virtual e simula um conversação por meio de chat. A iniciativa busca dar maior agilidade no atendimento ao cidadão sem a necessidade de interagir pessoalmente com um servidor.

VÍDEO: quem é o milionário russo que criou o Telegram

Fantástico revela quem é o milionário russo que criou o Telegram