Clubes, academias e arenas apresentam proposta para reabertura parcial

Seguindo o que determina o decreto estadual que instituiu o Plano SP, regiões na fase "amarela" como é o caso de Araraquara onde Porto Ferreira está inserida, possuem maior flexibilização e podem reabrir espaços para atividades físicas limitados a 30% da capacidade

Clubes, academias e arenas apresentam proposta para reabertura parcial

Em reunião realizada no último sábado (01), representantes de clubes, academias e arenas esportivas da cidade entregaram ao prefeito Rômulo Rippa um planejamento para reabertura parcial das atividades físicas no município.

Seguindo o que determina o decreto estadual que instituiu o Plano SP, regiões na fase "amarela" como é o caso de Araraquara onde Porto Ferreira está inserida, possuem maior flexibilização e podem reabrir espaços para atividades físicas limitados a 30% da capacidade. No caso dos clubes associativos não há esta limitação de utilização do clube em áreas livres, mas nas atividades promovidas internamente, este limite deve ser respeitado. Bares, churrasqueiras, eventos sociais, reuniões com aglomeração continuariam proibidas e sem prazo para reabertura.

O Clube de Campo das Figueiras chegou a reabrir sua pista de caminhada, mas foi obrigado a fechar novamente quando a cidade regrediu para a fase vermelha. Somando o tempo de inatividade, está há mais de 3 meses fechado. Já o Porto Ferreira Futebol Clube está há 4 meses sem nenhuma atividade. Os dois juntos empregam mais de 130 pessoas e a manutenção destes empregos deu força a este movimento de pedido para reabertura parcial, pois a inclusão dos seus funcionários nos planos do governo federal de proteção do emprego está terminando.

Já em relação as academias, além de serem importantes para manutenção do controle e até redução dos riscos em comorbidades que tem complicado nos casos positivos de Covid-19, tais como: controle de diabetes, pressão alta, cardiopatias e etc; prestam um importante serviço na prevenção do surgimento de outras dezenas de doenças tão sérias e perigosas quanto a Covid-19. Para reabrir, as academias deverão seguir uma série de protocolos de higiene e segurança aos seus frequentadores, além de exigir o uso da máscara facial e álcool em gel.

"Temos visto durante o dia e principalmente ao final da tarde dezenas de pessoas caminhando, fazendo exercícios em aparelhos em locais públicos sem qualquer controle de higienização ou mesmo usando máscara e respeitando o distanciamento social. Além de trabalharmos com capacidade reduzida de 30%, nós do setor da academia estaremos exigindo que as regras de segurança e higiene sejam cumpridas conforme determina a legislação. Nós temos interesse que tudo seja cumprido corretamente, pois estaremos trabalhando na linha de frente. Se não confiássemos no nosso trabalho, não iriamos nos expor e propor esta reabertura." – comentou um empresário de uma tradicional academia da cidade.

"Sabemos que a Covid é uma doença séria e deve ser respeitada. Estamos fechados há 4 meses e os casos não diminuíram e infelizmente os óbitos estão ocorrendo. Temos que através do exercício físico tentar reduzir e controlar doenças potencialmente perigosas como a diabetes e doenças do sistema circulatório. Somos responsáveis e temos a certeza que podemos tentar contribuir para combater o agravamento desta doença que assola o mundo." – disse outro representante presente.

O prefeito levará o plano para apreciação do comitê municipal de combate ao Covid nesta segunda feira, e se aprovado, assinará o decreto com as novas regras para a reabertura e volta das atividades. A reunião contou com a presença do secretário municipal do esporte Anselmo Basilio, que também irá analisar quais atividades esportivas oferecidas pelo município poderão retornar se o novo decreto entrar em vigor.

"Não tomo a decisão sozinho. Temos que levar para apreciação do nosso comitê municipal e seguir o que determina o decreto estadual. Esta reunião que aconteceu foi muito importante para conseguirmos juntos reabrir estes setores, mas com responsabilidade. A fase amarela nos permite uma flexibilização maior, mas reabrir para depois fechar é pior do que manter fechado. Então se for reabrir, todos precisam ter o compromisso do cumprimento das regras de higiene e distanciamento social." – ponderou o prefeito Rômulo durante a reunião.