Arícia Mess apronta álbum 'Versos do mundo' com samba em parceria com Dona Onete

Arícia Mess apronta álbum 'Versos do mundo' com samba em parceria com Dona Onete
Enquanto viabiliza a edição do disco, artista lança o single 'Viralata humana' com oito capas diferentes. ? Cantora e compositora de origem fluminense projetada na década de 1990, Arícia Mess apronta o terceiro álbum – o primeiro desde Onde mora o segredo (2010), lançado há dez anos.

Intitulado Versos do mundo, o terceiro álbum de Arícia apresenta repertório composto e gravado entre São Paulo (SP), Lisboa (Portugal) e Londres (Inglaterra), cidades onde a artista viveu nos últimos três anos.

Uma das músicas do álbum Versos do mundo é o samba Batuque é reza forte, composto e gravado pela artista com a paraense Dona Onete em Londres. A parceria nasceu quando Arícia encontrou Onete na capital da Inglaterra para entrevista para o programa de rádio Música negra do Brasil e do mundo, apresentado pela cantora niteroiense.

Em vez de se deixar ser entrevistada, Onete surpreendeu Arícia ao improvisar melodias e cantos que, complementados posteriormente por Arícia, geraram o samba Batuque é reza forte.

Gravado com a voz de Onete (captada na gravação da suposta entrevista), o violão de Aleh Ferreira e a percussão de Pupillo, o samba está sendo previamente apresentado na coletânea Brazil – Samba, bossa e beyond, editada na sexta-feira, 31 de julho, pelo selo norte-americano Putumayo.

Uma das oito capas do single 'Viralata humana'

Arte de Dedeia Rocha

Enquanto procura meios de viabilizar a edição do disco Versos do mundo, Arícia Mess lança na próxima quinta-feira, 6 de agosto, single avulso e dissociado do álbum (embora previsto para entrar no disco como faixa-bônus).

Trata-se de Viralata humana, single que apresenta música composta pela artista com Suely Mesquita nos anos 1990, mas até então inédita em disco.

Arícia chegou a anunciar a edição do single Viralata humana em outubro de 2018 em rede social, mas o lançamento oficial da musica acabou ficando para este mês de agosto de 2020, com o charme de o single – produzido por Carlos Trilha e João Deogracias – chegar às plataformas de áudio com nada menos do que oito capas diferentes.

Cada capa é assinada por uma mulher integrante de time de oito artistas convidadas a criar imagem tradutora de Viralata humana, música que mistura reggae e rap com a habitual pegada black da artista.

Cinco – Ana Luiza Rodrigues, Dedeia Rocha (autora da colagem vista na capa exposta acima), Marcia Thompson, Mercedes Lachamann e Patricia Tavares – são artistas plásticas. Jô Hallack é jornalista e roteirista. Marcella Haddad é fotógrafa. Já Nina Miranda é cantora e compositora, além de artista visual.