Dilma Lóes, atriz e cineasta, morre aos 70 anos

Dilma Lóes, atriz e cineasta, morre aos 70 anos
Ela lutava contra um câncer nos Estados Unidos, onde morava há 2 anos. Dilma era mãe da também atriz Vanessa Lóes. Dilma Lões contracena com Paulo Botelho em 'O Bem Amado'

Acervo/Globo

A atriz Dilma Lóes morreu nesta sexta-feira (31) na Flórida, Estados Unidos, onde morava há dois anos. Ela se tratava de um câncer, de acordo com a família. Dilma tinha 70 anos.

Filha do ator e radialista Urbano Lóes e da atriz Lídia Mattos, começou escrevendo e dirigindo suas próprias peças na escola. Estreou no cinema em 1969 atuando nos filmes Meu Nome é Lampião, Parafernália, o Dia da Caça.

Dilma Lóes no filme 'Nossas vidas'

Reprodução

Em 1970, atuou ao lado de Mazzaropi em Betão Ronca Ferro. Sua estreia na TV foi na novela Tempo de Viver, TV Rio, mas tornou-se mais conhecida em O Bem-Amado, TV Globo, a primeira novela brasileira produzida em cores.

Roterizou e atuou em filmes como "Quando as Mulheres Paqueram" e "Aquela Gostosa Brincadeira a Dois", com Carlo Mossy, Vera Fischer e Cléa Simões, dirigidos por Victor di Mello, com quem se casou e teve a filha Vanessa Lóes, também atriz.

Durante seu tempo na Globo participou de uma série de programas de Os Trapalhões.

Ainda nos anos 80 escreveu, dirigiu e produziu o musical infantil "Se a Banana Prender o Mamão Solta" que foi um grande sucesso de bilheteria e era ao mesmo tempo uma crítica aos preconceitos e normas da sociedade contemporânea.

Produziu também documentários de cunho social importante, entre eles "Quando o Crioulo Dança", que acompanhava o movimento negro e abordava o tema do racismo no Brasil; e "Nossas Vidas", em defesa dos direitos da mulher e da luta contra o machismo institucionalizado.

Ganhou o Kikito de melhor atriz coadjuvante no festival de gramado (em 1979) pelo filme A volta Do Filho Pródigo.

Filha faz homenagem

Filha de Dilma, Vanessa Lóes fez um post no Instagram. "As pessoas não morrem, ficam encantadas... e dentro da gente", escreveu.

Vanessa e Dilma Lóes

Reprodução/Redes Sociais