Cozinheiros de Porto Ferreira fazem sucesso em competição realizada em São Carlos.

Cada vez mais inseridos na gastronomia, os homens estão se interessando muito mais pela culinária e fazendo sucesso

Já passou o tempo em que cozinha era um lugar destinado às mulheres. Cada vez mais inseridos na gastronomia, os homens estão se interessando muito mais pela culinária e fazendo sucesso. Diante de um segmento popularizado, Wladimir Célio Marim Barbosa e seu amigo Luís Carlos Bianchetti, participaram do Sanca-CUP em São Carlos, na cozinha. Além deles, mais nove cozinheiros formaram a equipe que fez um sucesso no evento esportivo, realizado na cidade de São Carlos, entre os dias 23 e 30 de janeiro. Wladimir disse que esta é a segunda vez que participa de um evento esportivo desta magnitude. A primeira vez aconteceu em Dourado, onde voltarão em julho, para cozinhar ao evento esportivo, destinado as categorias mirins, infantis, infanto-juvenil e juvenil, de clubes de futebol. Com 22 anos de serviços em buffer, ele afirma que já cobriu uns 380 eventos de casamento e contabilizando os eventos de aniversários, indústrias e outros, já foram mais de mil.

Mas Wladimir e sua equipe de cozinheiros não chegaram ao Sanca-CUP por acaso. Tudo começou quando ele, Wladimir, participou em eventos esportivos da seleção brasileira de master, onde o famoso churrasco após os jogos o credenciou juntamente com a equipe para chegarem em um evento de grande porte e cozinhar para mais de 1.800 pessoas. "Trabalhos para grande público, é importante não perder o foco e manter o equilíbrio, explica o Wladimir".

Segundo ele, o trabalho foi árduo, tendo que acordar às duas horas da madrugada para cozinhar o feijão, depois o arroz e a experiência de anos fez a diferença, onde cardápios simples conseguiram atrair o interesse dos participantes. Ele e o Luís disseram que o medo de algo errado acontecer era constante e o peso da responsabilidade era muito grande, mas no final, o técnico de uma equipe de Uberlândia, gravou um vídeo agradecendo aos cozinheiros e para eles, o reconhecimento faz toda a diferença.

Embora o foco na cozinha fosse tanto que não tiveram tempo para conhecer a maioria dos participantes, ouviam as conversas de bastidores, onde olheiros de grandes times do Brasil e do exterior estiveram na competição, para observarem os atletas e consequentemente, fecharem grandes contratos.

Eles lembram com gratidão sobre o "assédio" à polenta, que os jogadores do time do Serro Portenho do Paraguaio fizeram. Entre risos e satisfação, contam que o nome da equipe de cozinheiros estará na memória dos organizadores e certamente participarão de outros eventos esportivos. E para eles, o segredo para vencer a concorrência e chegar a um ápice de tamanha importância, iniciou-se pelo conhecimento. Mas para manter a clientela, é necessário fazer um alimento com qualidade, cumprir com os horários. "Se o feijão e o arroz estão bem, já garantem o sucesso de 50% do cardápio. As saladas e misturas, são consequências de um bom tempero, completa Wladimir".

Com esse estilo pessoal alternativo para cozinhar bem, a equipe do Sant" Lar Buffer conquistou o público do Sanca-CUP em São Carlos, sem se preocupar com a inversão de papeis dentro do mundo da gastronomia, pois é sempre bom reconhecer que as mulheres continuam preparando mais refeições que os homens e isso garante o sucesso desse público, mas elas estão aplaudindo e reconhecendo o talento dos homens que sabem fazer a diferença na cozinha, como o Wladimir e sua equipe fizeram na Sanca-CUP, cozinhando para mais de mil e oitocentos pessoas. (Por Alex Magalhães)