_ Seo Belarmino, a situação no país com relação a febre amarela está deixando a população preocupada, não é mesmo?
_ Olha Dona Candinha, segundo o Ministério da Saúde, não há a epidemia no país, mas sim casos isolados em alguns locais onde foram encontrados alguns focos da doença, e segundo os responsáveis está tudo controlado , não é mesmo?
_ Olha, se está controlado ou não, o que sei é que muita gente está apavorada e enfrenta filas quilométricas para tomar a vacina de prevenção, principalmente nos locais de risco.
_ E aqui em nossa cidade?
_Aqui , segundo a Vigilância Epidemiológica de Porto Ferreira , já foram feitas várias aplicações de dose da vacina como parte do calendário de vacinação e orienta a todos os pais que procurem a Unidade de Saúde mais próxima para atualização de todas as vacinações, inclusive a da febre amarela.

 

No período de 8 a 17 de janeiro a Vigilância Epidemiológica de Porto Ferreira fez a aplicação de 103 doses da vacina contra a febre amarela. Estão sendo confirmados novos casos da doença no país e no Estado e a procura tem aumentado.
A Secretaria de Saúde orienta toda população a verificar os quintais e suas residências com objetivo de eliminar recipientes que possam acumular água.
“Pedimos a colaboração de toda população para que autorizem a entrada dos agentes de controle de vetores, para que realizem as vistorias, na busca de eliminar possíveis criadouros. Vale lembrar que o mosquito Aedes aegypti transmite várias arboviroses, como dengue, zika, chikungunya e febre amarela”, explica Fabíola Poiatti, chefe da VE.
A Secretaria solicita que os pais com crianças a partir de 9 meses olhem as carteirinhas de vacinação dos filhos para ver se já tomaram a vacina contra febre amarela e se tiver em atraso procurarem a Unidade de Saúde mais próxima para atualização.
A Vigilância Epidemiológica esclarece também as dúvidas mais frequentes sobre a febre amarela. Veja:

Leia mais...

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam amanhã (23) e vão até a próxima sexta-feira (26) no site do Ministério da Educação (MEC). Ao todo, serão 239.601 vagas oferecidas em 130 instituições, entre universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais.
Podem se inscrever estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, que obtiveram nota na redação diferente de zero e que não sejam treineiros (participantes menores de 18 anos no primeiro dia de realização da prova). É necessário informar o número de inscrição do Enem 2017 e a senha mais atual cadastrada no site.

Leia mais...

Adeus Evelcor Fortes Salzano
O que falar quando perdemos um amigo? Pois são tantas coisas. A confidência, o apoio, a presença, o respeito, a convivência, enfim, são tantas coisas que solidificam uma boa amizade.
Sempre tive amizade com quase todos da família Salzano, mas com o Dr. Evelcor, assim como o saudoso irmão Dr. Erlindo Justino Fortes Salzano (Tita Salzano), ela se tornou mais sólida através da amizade fraternal que eles tinham com o nosso amigo comum Dorival Braga, e isso nos aproximou de uma forma prazeirosa, nos almoços aos sábados no rancho as margens do Rio Mogi Guaçu, em Porto Ferreira, aniversário em São Paulo, em reuniões empresariais e em outros tantos encontros que tivemos.
O Dr. Evelcor embora de família tradicional ferreirense, viveu em São Paulo, mas era um apaixonado por Porto Ferreira e fazia questão de receber em seu escritório, na capital, o Jornal do Porto, assinante que era desde a fundação do jornal em 1977.
Quando alguma notícia lhe chamava a atenção, o Dr. Evelcor me ligava para comentar e se inteirar melhor sobre os assuntos, pois queria saber tudo o que acontecia em nossa cidade.
A trajetória do Dr. Evelcor sempre esteve ligada ao sucesso, como advogado e como empresário. Entretanto, o seu maior legado foi o de cultivar as suas raízes e as suas amizades. Homem realizado, cumpriu sua missão até o final de sua vida sendo um cidadão benemérito.

Leia mais...

Começa nesta terça-feira (23) o período para entrega da declaração da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2017. O preenchimento e envio desse documento é obrigatório a todas as pessoas jurídicas que estavam com CNPJ ativo na Receita Federal no ano passado, com ou sem empregados, e a todos os estabelecimentos com Cadastro de Empresa Individual (CEI) que possuem funcionários. Microempreendedores individuais (MEI) só precisam declarar a Rais se tiverem empregados. O prazo final é 23 de março.

Leia mais...

José Carlos Ruiz conta como foi o primeiro ano do governo Rômulo Rippa na área financeira, divulga números positivos, faz projeções e fala sobre sua primeira experiência no serviço público
Ele é um dos secretários que mais se encaixa naquilo que o prefeito Rômulo Rippa vem falando há um ano, quando montou sua equipe de governo: o de priorizar os perfis técnicos dos servidores em cargos estratégicos do que os perfis políticos.
José Carlos Ruiz é um senhor de muita experiência na área de Contabilidade. Mestre em Educação pela Universidade São Marcos, com MBA em Análise Financeira pela Universidade Santana (SP), bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Santos, autor do livro de Análise das Demonstrações Contábeis (Ed. Alinea-SP), professor universitário de graduação e pós-graduação, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Asser de Porto Ferreira, além de ter uma empresa na área.
Com toda essa bagagem, em 2017 ele pode acrescentar mais uma ao currículo: fez sua estreia no serviço público. E gostou do desafio.
Veja a seguir a entrevista que o professor Ruiz, como também é conhecido, concedeu ao Jornal do Porto esta semana.

Leia mais...

Acho que foi por volta de 1986. O Fruto da Imaginação tinha praticamente terminado. Minha banda pirassununguense não teve sequência. Mas “a música jamais parou de tocar”, como dizia a letra de uma canção do meu irmão Vlamir. Ele estava em São Paulo e pelo jeito vendo muitas coisas novas. Ficou amigo de muitos músicos, claro, e de uns caras de um estúdio.
Voltando um pouco no tempo, quando ensaiávamos no Fruto, uma das músicas que mais gostávamos de tocar era “Anjos do Sul”, do mutante Sérgio Dias. Fizemos um arranjo com violão, guitarra, baixo e bateria, já que a música original era tocada apenas na guitarra numa gravação ao vivo. Aliás, o curioso é que só fui ouvir esta versão do Sérgio Dias neste século, com a facilidade que a internet proporcionou para quem gosta de música. Isto é, por muitos anos a única versão que eu conhecia era aquela que nós mesmos havíamos criado.

Leia mais...

Entrada da cidade
Parabéns pela iniciativa da Prefeitura em arrumar a entrada da cidade na Av. Engenheiro Forjaz. Mais que na hora de arrumar aquela coisa toda enferrujada. Só que temos outras entradas que deveriam ser vistas também com mais carinho. Ainda mais quando se trata de risco a população.

Leia mais...

Morre aos 84 anos na cidade de São Paulo no dia 18-1-18 o honorável cidadão ferreirense e sócio fundador da Advocacia Salzano. Graduado em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – Turma II. Integrou, por 12 anos, a Comissão de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo – TED. É sócio efetivo do Instituto de Advogados de São Paulo - IASP desde 20/03/2000. Sócio remido da Associação dos Advogados de São Paulo – AASP desde 14/08/1991.

Leia mais...