Noticias da Região: São Carlos - SP
Ação pretende aprimorar o exame neurológico em crianças e adolescentes
Terá início neste mês de maio a atividade de extensão "Prática de Neurologia Infantil no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de São Carlos", promovida pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A proposta é coordenada pelo professor Guillermo Traslaviña, do Departamento de Medicina (DMed) da Universidade, e compreende a prática ambulatorial observacional de pacientes que são encaminhados para avaliação especializada no AME.

De acordo com o projeto, as patologias e o exame neurológico próprios da criança são tópicos abordados superficialmente na graduação em Medicina e nas residências em Pediatria e áreas afins. O objetivo da atividade é aprofundar o estudo das principais patologias de neurologia infantil que são queixa frequente no nível ambulatorial, tais como: enxaqueca, cefaleia, transtorno de déficit de atenção e transtorno de habilidades escolares. Além disso, a ação pretende aprimorar o exame neurológico em crianças e adolescentes, incluindo a avaliação cognitiva conforme a idade dos pacientes.
"A atividade é importante para os estudantes por possibilitar a aquisição de experiência no exame neurológico pediátrico e conhecimento das principais queixas neurológicas no período da infância e adolescência", destaca Traslaviña. O professor afirma também que a disponibilização da especialidade de neurologia infantil beneficiará toda a população de São Carlos, com atendimentos de qualidade.
A participação na atividade é aberta para estudantes do curso de Medicina da UFSCar que estão em período de internato, residentes de Pediatria da Santa Casa de São Carlos e residentes de Medicina da Família da UFSCar. As ações no AME serão realizadas até o final de 2019. A carga horária total do estágio é de 16 horas, sendo dois alunos por dia (4 horas cada), uma vez por semana, durante um mês. A inscrição é em fluxo contínuo até o término deste ano letivo, e haverá seleção dependendo do número de inscritos (com prioridade para aqueles que se formarão antes).
Os estudantes interessados devem enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. uma carta de interesse pelo estágio, currículo Lattes e formulário específico do AME (disponível em https://bit.ly/2VovkxX). Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Contato para essa pauta: Gisele Bicaletto Telefone: (16) 33066595 E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Coordenadoria de Comunicação Social - Universidade Federal de São Carlos. Telefone: (16) 3351-8119. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Veja outras sugestões de pauta. Caso você não queira receber estes releases, clique aqui.

0
0
0
s2sdefault