Uma ação que reúne solidariedade e preservação da natureza. Assim é a campanha “APAExonados pelo meio ambiente”, uma parceria entre a empresa Vidroporto Embalagens e a Apae de Porto Ferreira, que vem sendo desenvolvida desde o ano passado.

A campanha pretende incentivar e conscientizar a população ferreirense acerca do descarte correto do vidro (como garrafas, copos, cacos, frascos de remédios e embalagens em geral). Para isso, a Vidroporto colocou três pontos de coleta pela cidade, devidamente identificados.
Tudo o que for coletado retorna em recursos para a Apae local. A Vidroporto recolhe o material depositado nos pontos de coleta, pesa o vidro e converte o seu valor em dinheiro. Todo o montante é doado para a Apae. Assim, quanto maior a coleta, maior o valor recebido pela entidade, que há décadas oferece ensino e acolhimento às pessoas especiais.
O material recolhido é utilizado pela Vidroporto na confecção de novas embalagens, após passar por beneficiamento em uma usina instalada na fábrica, a primeira da América Latina a realizar a separação de cacos e descontaminação.
De acordo com o supervisor da usina, Adailton Ferronato, em média são recolhidas na campanha 3 toneladas de vidro por mês. Para se ter uma ideia, a empresa compra cerca de 8 mil toneladas/mês de embalagens para reciclagem.
Ele ainda explica que uma embalagem nova, por exemplo, utiliza hoje cerca de 60% a 65% de material reciclado. Isto colabora com a proteção do meio ambiente, ao reduzir a retirada de matéria-prima da natureza.
Atualmente os pontos de coleta estão localizados no Calçadão Neno Perondi (praça do busto, próximo ao espelho d’água), na rua Nelson Pereira Lopes (em frente à BRK Ambiental), em frente a Apae (Jardim Porto Novo) e na Avenida do Comércio (próximo à Davoli).
Ferronato diz que a diretoria da Vidroporto já deu o aval para a ampliação dos pontos de coleta e que até cidades vizinhas, como Santa Rita do Passa Quatro e Descalvado, já mostraram interesse no projeto.
Benefícios – Conforme divulgação, a campanha “APAExonados pelo meio ambiente” proporcionará os seguintes benefícios:
- Ambiental: eliminará todos os objetos de vidro depositados em locais impróprios (rios, ruas, esgotos, valas), reutilizando-os, bem como reduzirá o consumo de recursos minerais, industriais, energia e emissão de CO2 (gás carbônico);
- Saúde: a retirada para reutilização do vidro diminuirá os potenciais criadouros dos mosquitos transmissores da dengue, zika e chikungunya; e, com isto, contribuirá para interromper o ciclo de transmissão e contaminação;
- Educacional: a ação em conjunto com toda a comunidade terá como resultado a conscientização massiva de toda a população, com a diminuição da poluição causada pelos resíduos sólidos feitos de vidro;
- Social: a captação dos utensílios de vidro acarretará em uma cidade mais limpa, proporcionando um ambiente mais adequado a toda sociedade/comunidade;
- Solidária: o trabalho em conjunto de todos reverterá em favor da Apae de Porto Ferreira recursos que auxiliem a instituição a desempenhar cada vez melhor seu papel educacional, social e de auxílio a todos que desfrutam de suas atividades.

0
0
0
s2sdefault