Na tarde de terça-feira (19) o prefeito Rômulo Rippa recebeu em seu gabinete a equipe da Jornal do Porto TV para fazer um balanço de seu primeiro ano de governo à frente da Prefeitura ferreirense. A entrevista exclusiva será publicada em duas partes no canal da JPTV no Youtube e em nossa página no Facebook.

Nesta primeira parte, Rômulo Rippa fala sobre as finanças públicas, sobre obras que estavam paradas e foram retomadas, sobre outras ações de infraestrutura. Ele também fala do bom relacionamento com os vereadores e sobre como lida com as críticas feitas, principalmente, nas redes sociais. Ao final, fala sobre sua equipe de governo, sobre o trabalho de gestão e deixa uma mensagem de Natal para o público.
Veja a seguir um resumo da entrevista, por tópicos:
Finanças
“Nunca fizemos um discurso da dívida herdada. A única coisa que nós realizamos, no início do mandato, foi um balanço para mostrar de forma transparente a situação econômica, financeira e orçamentária que assumimos o município. Eu costumo brincar com aquele ditado de que quem casa com a viúva sabe que vai ter que criar os filhos. Eu fui vereador 8 anos e eu sempre conheci a situação financeira da administração. Um dos motivos dos quais eu me preparei tanto para estar aqui hoje. Ao longo desses quase 12 meses nós quitamos quase 80% dos restos a pagar “herdados”, conforme o termo que você [repórter Osni Martins] usou. Foram quase R$ 20 milhões”. O primeiro ano de qualquer administração é de colocar a casa em ordem”, disse o prefeito.
Segundo ele, este resultado foi alcançado por causa do esforço dos funcionários, que economizaram quase R$ 5 milhões em despesas como água, energia, telefone, combustível, além de manutenção de veículos e folha de pagamento. O resultado também se deveu ao corte de 100 cargos de confiança e de gratificações e horas-extras que não eram necessárias.
Obras
“Nós terminamos o asfalto do Jardim Centenário, que desde 2011 era um sonho para a população local. Fizemos o asfaltamento da rua Antônio Justiniano, que foi a primeira ligação pavimentada entre a região central e o Porto Seguro e José Gomes. No final deste ano estamos terminando o asfalto do Jardim José Gomes, depois de 5 anos. Eu desconheço, na história de Porto Ferreira, um mandato que tenha realizado o término do asfalto de dois bairros no primeiro ano de governo. Mesmo com a crise, na Educação nós não paramos o investimento em hora nenhuma. Nós revitalizamos três escolas com qualidade (Wladimir Salzano, Noraide Mariano e Ruth Barroso Teixeira)”.
Relação com a Câmara
“Eu digo que grande parte do êxito de eu ocupar a chefia do Executivo é graças ao meu período na Câmara Municipal. Foram os 8 anos de Legislativo que me permitiram construir um diálogo, um respeito, um entendimento pela necessidade de ouvir a Câmara e ouvir a sociedade na hora de tomar as decisões. Eu tenho um diálogo muito profícuo com a Câmara Municipal. Mesmo que às vezes ocorram algumas divergências, é natural do processo democrático. E graças a Deus que é assim, isso garante qualidade e garante representatividade à sociedade. Às vezes se pensa diferente num ponto ou outro, mas o consenso sempre é construído”.
Rômulo Rippa disse que a prova desse consenso é que nenhum projeto do Executivo este ano foi rejeitado pelos vereadores. E que sua postura difere dos seus antecessores, porque esteve diversas vezes na Câmara discutindo os projetos diretamente com os parlamentares. “O prefeito não faz nada sozinho. Ele faz com sua equipe, com seus secretários, com seu vice e com os vereadores”, concluiu.
Críticas nas redes sociais
“Eu respondo todas aquelas que são postadas no meu perfil e página. Eu não respondo em grupos, porque são território de ninguém. Cheios de perfis falsos, com falsas identidades, de pessoas que têm simplesmente interesses político-partidários em atacar a administração. Na verdade, não querem debater de forma educada os diversos assuntos da administração ou da sociedade. Querem atacar por atacar, fazer oposição simplesmente. O que é um direito, mas eu não entro nesses grupos para debater”.
O prefeito disse ainda que a agenda do Executivo é muito extensa e isso o impede de responder a todas as mensagens “inbox” que recebe. Ele ainda lembrou que implantou o projeto Gabinete de Portas Abertas, no qual atende aos sábados mais de 50 cidadãos previamente agendados, e está constantemente nas rádios e imprensa em geral concedendo entrevistas e respondendo à população. “A gente dá qualidade à comunicação, ao canal de comunicação. Eu não respondo a baixaria, ao ataque pelo ataque, mas aquele cidadão de bem que quer realmente construir, produzir, este sempre vai ser atendido”, disse.
Trabalho em equipe
Ao final, o prefeito voltou a falar sobre a qualidade do trabalho em equipe de sua administração. “Tivemos a sabedoria de escolhermos a melhor equipe. Quando as entrevistas são pontuais, de um assunto específico, nada melhor do que aquele que participou do processo de tomada de decisão, de planejamento, de ação, que dê a sua explicação para a população [falando dos secretários e assessores]. Com o meu aval, as palavras deles são as minhas. Então eu vejo duas coisas. Primeiro, eu não sou a administração. Eu nem ‘sou’ o prefeito, eu ‘estou’ prefeito. É uma grande diferença também, acredito, [do pensamento] de alguns outros líderes. Eu tenho uma convicção, eu tive uma data para começar, estou na minha administração e tenho data para terminar. Não tenho aquele desejo de me perpetuar no poder. Acredito que isso é uma diferença. E segundo, eu confio na minha equipe. A nossa equipe trabalha dia e noite, noite e dia, nos princípios nos quais nós formatamos, que são três específicos: capacidade técnica e histórico que possuem nas suas áreas de atuação; capacidade moral, um governo limpo, sem escândalos, sem casos que envergonhem a população; e, principalmente, esse diálogo e respeito com as instituições. Foi em cima disso que nós construímos a administração e por isso quando os secretários falam, eu estou tranquilo.
Mensagem
“À população de Porto Ferreira o meu agradecimento pelo apoio, pela confiança, pelo trabalho realizado juntos. Nós realizamos tudo que foi feito até o presente momento juntos e continuaremos juntos nessa caminhada. Como disse para vocês, o prefeito é um servidor. O prefeito é aquele que lidera o município, mas diante da boa vontade do trabalho e da união com a população. Que vocês todos tenham um feliz Natal, repleto de bênçãos, de amor, de alegrias, que o menino Jesus nasça no coração de todos nós novamente, renovando os nossos votos de fé e de esperança. E que 2018 nós possamos permanecer nessa parceria de sucesso que aos poucos construirá uma cidade para todos”.

 

0
0
0
s2sdefault