Notícisas da Região: Santa Rita do Passa Quatro
Palco a abertura, Feirinha recebe a Violada Especial neste sábado; 15º Campeonato Paulista de Bandas e Fanfarras foi atração do último fim de semana
Após um mês de grandes atrações termina neste sábado (29/9) o 57º Festival Zequinha de Abreu. Palco da abertura, a Feira do Produtor também vai receber a atração final do evento, com a Violada Especial, a partir das 10h30, na Praça do Rosário. A rogramação da última semana do mês também contou com a Violada, do Circuito Autoral das Violas Brasileiras, na noite de quarta-feira (26/9), no Santuário de Santa Rita de Cássia, exibição do filme “João: O Maestro” - Centro Cultural Mário Covas, na quinta-feira (27/9), e Trio Forró Copaíba, na Estação SESI de Cultura, na sexta-feira (28/9).

BANDAS E FANFARRAS
A semana de aniversário do compositor santa-ritense Zequinha de Abreu teve a programação mais intensa de todo o mês, com shows diversos todas as noites na Praça Poeta Mario Mattoso. No encerramento o 15º Campeonato Estadual de Fanfarras e Bandas movimentou a Praça da Estação no sábado e no domingo e a avenida Severino Meirelles.  A competição é uma realização da Federação das Fanfarras e Bandas do Estado de São Paulo (FFABESP).
O evento contou com a presença do prefeito Leandro Luciano dos Santos, da vice-prefeita Maria Rita Mondin de Oliveira, a neta do compositor Marise de Abreu Mangione, representando a família, o senhor José Geraldo de Oliveira, fundador do Festival há mais de meio século, além de autoridades municipais, como vereadores e diretores da prefeitura. 

O FESTIVAL
No dia 19 de setembro de 1880 nascia em Santa Rita do Passa Quatro um dos maiores músicos do Brasil, compositor da música brasileira mais executada do mundo. Estamos falando de José Gome de Abreu, ou simplesmente Zequinha de Abreu, e sua obra mais importante, o choro “Tico-tico no Fubá”.
Para comemorar a data e prestar uma justa homenagem ao compositor, há mais de meio século é promovido no município o Festival Zequinha de Abreu, que em 2018 chega a sua 57ª edição, promovida pelo Departamento de Cultura de Turismo da Prefeitura Municipal. 
Reconhecido internacionalmente por composições como “Tico-tico no Fubá”, imortalizada por Carmen Miranda, em uma produção dos estúdios Disney, Zequinha de Abreu faleceu em São Paulo, no dia 22 de Janeiro de 1935.

0
0
0
s2sdefault