Crescer ou não crescer, mudar ou não mudar. Lanço esse ar “dramático-filosófico” apenas como sugestão para refletir sobre decisões que o empreendedor deve tomar e o dilema entre fazer, não fazer – ou como fazer – algo.
Vamos pensar na situação delicada vivida por uma empresa do comércio atendida pelo Sebrae-SP. O caso serve para mostrar quão importante é estudar cada passo e se precaver.

O negócio ia bem, as vendas estavam numa ascendente animadora. Entusiasmados, os sócios decidiram migrar para um local maior e aumentar o estoque. Consequentemente, os custos subiram, deixando as contas em um patamar perigoso.
Em contrapartida, eles previam que a demanda crescente compensaria a elevação de gastos. Mas veio a crise econômica e afugentou parte dos consumidores. Para piorar, a venda no balcão, que era o forte do empreendimento, foi prejudicada com a nova localização, de acesso mais difícil, afastando os clientes antigos e não estimulando a atração de outros.
Resultado: queda no faturamento e encalhe de produtos. A empresa chegou muito perto de fechar as portas e só se reergueu após uma reestruturação total, feita com orientação do Sebrae-SP, nova alteração do ponto de venda e redimensionamento do negócio. Empreender é correr riscos, mas riscos calculados.
No caso comentado aqui, a mudança de lugar foi mal planejada, a expectativa de ganhos, superdimensionada e os proprietários admitiram que agiram por impulso.
Avaliações erradas podem custar caro. Ninguém está imune a falhas, mas é essencial reduzir ao mínimo a possibilidade de elas acontecerem. Uma mudança de endereço, como no nosso exemplo, pode ser mais determinante do que parece. Um negócio pode conseguir vida nova apenas alterando sua localização ou pode ter sua saúde financeira comprometida.
É básico, mas muito empresário vê seu empreendimento fracassar porque se equivocou na escolha do lugar para instalá-lo. Claro que o empresário pode ousar, faz parte da realidade empreendedora.
Mas o planejamento jamais deve ser menosprezado. É necessário ser meticuloso, considerar todas as variáveis e nunca agir sem uma boa reflexão.
Quanto mais segurança, melhor!
E para ajudá-lo nesta e em outras avaliações e dúvidas procure a Sala do Empreendedor/Sebrae Aqui de Santa Rita, Av. Severino Meirelles nº 1230 – Centro, Fone: 3584-8548 – atendimento segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17 horas.

0
0
0
s2sdefault