O prefeito de Porto Ferreira, Rômulo Rippa, tomou posse na terça-feira (06/11) como membro titular do Conselho Estadual de Saneamento (Conesan) para o biênio 2019/2010. Ele foi eleito pelos Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Mogi-Guaçu e Pardo (CBH-Mogi e CBH-Pardo) para representar as entidades no segmento dos Municípios.

Na cerimônia foram empossados 33 novos conselheiros da entidade, além dos delegados, suplentes e representantes de entidades convidadas. O evento aconteceu no Salão dos Pratos do Palácio dos Bandeirantes, sob a coordenação do presidente do Conselho, o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo (SSRH), Ricardo Borsari.
Logo após a posse dos conselheiros, o secretário fez uma breve apresentação das mudanças e avanços do programa Água Limpa, que este ano passou a funcionar no formato de financiamento, com recursos liberados através da Desenvolve São Paulo.
Em seguida, a coordenadora de Saneamento da SSRH, Wilma Gonçalves, falou sobre a conclusão do processo de entrega dos Planos Municipais de Saneamento Ambiental, onde foram contemplados 152 municípios. Com isso, destacou a coordenadora, São Paulo torna-se o primeiro estado do país com todos os municípios com planos de saneamento ambiental.
Wilma Gonçalves também destacou o lançamento do portal Sisan – Sistema de Informações de Saneamento do Estado de São Paulo, que traz indicadores relativos aos sistemas de água e esgoto (SNIS), além de Indicadores socioeconômicos (SEADE) e dados de resíduos sólidos (CETESB). O Sistema permitirá que os técnicos dos municípios e a sociedade em geral possam verificar e participar com sugestões para a melhoria da gestão dos serviços de saneamento. Além de estabelecer a possibilidade de controle externo dos sistemas de água, esgoto e coleta de resíduos sólidos urbanos.  
O Conesan é um órgão de caráter consultivo e deliberativo, de nível estratégico para a definição e implementação da política de saneamento básico do Estado, com a organização, a composição e o funcionamento estabelecido pelos artigos 39 e 40, da Lei Complementar nº 1.025, de 7 de dezembro de 2007.
Fonte: Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos - Prefeitura de Porto Ferreira

0
0
0
s2sdefault

Jornal do Porto TV