Um total de 32 crianças de Porto Ferreira realizou um grande sonho nos dias 25 e 26 de outubro. As crianças fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Espaço Amigo, que atende a crianças de 6 a 11 anos de idade em situação de vulnerabilidade.
O SCFV Espaço Amigo pertence à Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania que, juntos, decidiram propor uma atividade diferente e interativa por meio do projeto: “Conhecendo o Litoral”.

Para tudo sair de forma promissora, contou-se com a empresa Viver-Gestão, Entretenimento e Vivência. Foram instituídos critérios para não deixar um sonhador sequer de fora. Assim, o pontapé foi priorizar os atendidos que serão desligados do Serviço devido à idade ou ano escolar, não esquecendo, claro, daqueles pequeninos que ainda não tiveram oportunidade de conhecer a praia.
Diante das informações, os autorizaram e assinaram um termo de responsabilidade e tudo resultou em muita alegria, diversão e, acima de tudo: conhecimento.
O local escolhido foi a Praia Grande (SP), por tratar-se de um ambiente familiar, com no mínimo três refeições diárias. Na oportunidade conheceram o Palácio das Artes, uma pausa para assistir ao Teatro Musical, Caça ao Tesouro na beira da praia, jogos de bola, castelos de areia, com direito a muito sorvete de chocolate.
“Atividades não faltaram, alegria também não. Acreditamos que essa oportunidade ficará guardada para sempre nas memórias e no coração de cada um”, comentou a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Mileni Arantes Varisi.
O contexto de vulnerabilidade social no qual os usuários da assistência social encontram-se inseridos muitas vezes acaba dificultando o acesso e a garantia do direito a cultura e ao lazer. Dessa forma, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania desenvolveu o Projeto Conhecendo o Litoral, com as crianças do SCFV Espaço Amigo, a fim de promover o lazer e a integração, por meio de atividades lúdicas e educativas na praia, proporcionando o bem-estar, o desenvolvimento social e pessoal e a oportunidade de conhecer o mar.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é um serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas), desenvolvido por intermédio de atividades artísticas, culturais, de lazer e esporte, entre outras, proporcionando momentos de reflexão, estimulação, construção e reconstrução de histórias e vivências individuais e coletivas.
Fonte: Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos - Prefeitura de Porto Ferreira

0
0
0
s2sdefault

Jornal do Porto TV