Com o objetivo de estimular a participação popular nos debates a respeito do ensino público, a Secretaria de Educação de Porto Ferreira realizará na próxima quinta-feira (05/07), a partir das 19h30, na Casa dos Conselhos, uma audiência pública para discutir propostas para a base curricular comum para as escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Toda a população pode participar da audiência e fazer propostas. A Secretaria de Educação vem elaborando a proposta de reforma para o setor que inclui a reorganização e unificação do Currículo Escolar da rede pública, de acordo com as propostas contidas na Base Nacional Comum Curricular, elaboração de um novo Regimento Escolar e do Projeto Político Pedagógico.

Equipes pedagógicas foram montadas para analisar e propor mudanças no ensino infantil e fundamental, envolvendo todos os temas abordados na reforma. Um cronograma também está sendo seguido para que o trabalho tenha avanços significativos.
Na audiência do próximo dia 5 uma versão final da proposta formulada pelas equipes será examinada.
Essa ação de reformulação do currículo da rede municipal de ensino vai ao encontro da proposta da Base Nacional Comum Curricular - e do currículo da rede estadual por meio da parceria com o Programa Ler e Escrever e Ensino de Matemática nos anos Iniciais (Emai) -, na qual constam conteúdos mínimos comuns a todos os estudantes brasileiros, sendo responsabilidade do sistema municipal a elaboração do currículo local, levando em conta as particularidades locais e regionais.
“É compromisso da Secretaria de Educação ampliar e consolidar este projeto pedagógico para que futuramente seja a base para novas decisões e diretrizes. Estamos fazendo este estudo com muito cuidado e dedicação de nossas equipes e esperamos também a participação da sociedade na avaliação das propostas”, comentou o prefeito Rômulo Rippa.
A importância do currículo escolar vem sendo discutida há, pelo menos, 20 anos nos ambientes educacionais e acadêmicos do Brasil.
A Casa dos Conselho Municipais fica na avenida Engenheiro Nicolau de Vergueiro Forjaz, 729, Centro.
Fonte - Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos - Prefeitura de Porto Ferreira

0
0
0
s2sdefault

Jornal do Porto TV