Nos próximos dias 3, 4 e 5 de julho a Secretaria de Cultura de Porto Ferreira realiza a Semana da Mulher Negra. A iniciativa foi motivada pela Lei Federal Nº 12.987/2014, pelas políticas culturais do Estado, orientando o fortalecimento das etnias e das minorias, e também pelo atual cenário de desrespeito a esta parcela de público no país.
Todas as atividades acontecerão no Anfiteatro Isaltino Casemiro – avenida Engenheiro Nicolau de Vergueiro Forjaz, s/nº, Centro – às 19h30.

O evento contará com palestras e rodas de conversas com mestras e doutoras especializadas no assunto, que irão levantar questões da temática da atividade. Também terá início a exposição “África em Nós”, uma conquista do município junto à Assessoria de Cultura para Gênero e Etnias, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
A exposição fotográfica “África em Nós” marcará o mês da Mulher Negra no município, com exposição em diversos pontos públicos, que serão divulgados em breve.
O cronograma da semana terá as seguintes atividades:
03/07 – terça-feira – 19h30
Palestra: “Mulher negra na mídia: representatividade e estereotipação”. Palestrante: Felipe Lamellas. Estudante de jornalismo da Unesp-Bauru; professor comunitário nos cursinhos Principia e Professor Lourenço Filho; apresentador do programa InterComunica, na Rádio Comunidade FM; participante da Semana da Consciência Negra: Zumbi dos Palmares e da Semana Histórico Cultural dos Povos Indígenas.
04/07 – quarta-feira – 19h30
Roda de conversa: “Mulher negra na ciência”. Palestrante: Juliete Vitorino. Bacharel em Ciências Biológicas (2012 - Ufla), mestre em Biossistemas (2017 - UFABC), pós-graduanda em Educação à Distância (2017 - UFF), técnica em Farmácia (2015 - FMU), técnica em Análises Clínicas - cursando Escola Técnica de Saúde Pública Professor Makiguti.
05/07 – quinta-feira – 19h30
Palestra: “Mulheres negras: protagonismo e intelectualidade”. Palestrante: Tatiane Souza. Professora-doutora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais na Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho); pedagoga, graduada em Licenciatura Plena e em Gestão Educacional pela Unirp (Centro Universitário de Rio Preto). É mestre em Educação pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), onde atuou como professora-orientadora de monografias do Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais - NEAB/SEaD/UFSCar.
Fonte - Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos - Prefeitura de Porto Ferreira

0
0
0
s2sdefault

Jornal do Porto TV