O final de ano foi cheio de compromissos para o Tio Zé, como é carinhosamente chamado o carteiro aposentado José dos Santos Filho, conhecido por suas habilidades culinárias.
Em dezembro, Tio Zé e família foram passar uns dias de descanso no Resort Vila do Éden, em Lindoia, quando por lá “descobriram” seus dotes na cozinha. Resultado: foi convidado a preparar um delicioso almoço aos hóspedes da pousada.

Os pratos agradaram tanto que Tio Zé foi convidado a voltar no Natal e no Ano Novo, além de ganhar um fim de semana com a família no local. “Foi uma festa. Servimos mais de 80 pessoas. Tive a colaboração também de um bom time e saímos todos abençoados”, comentou.
Ainda no final do ano, Tio Zé também gravou sua 76ª participação num programa de TV. Desta vez no “Cozinhando Com Você”, que vai ao ar na TV Club-Band aos domingos pela manhã.
A gravação aconteceu no Espaço Gourmet do Ribeirão Shopping na semana anterior ao Natal e Tio Zé preparou uma ambrosia. O programa ainda não tem data para ir ao ar.
Quem é
De formação simples e “da roça”, Tio Zé estudou apenas até a quarta série do ensino fundamental. Foi carteiro, vendedor de livros e poeta, e sua vida se reinventou após sua aposentadoria. O amor pela culinária o inspirou para a escrita de seu livro de receitas “Cozinhando com o Tio Zé”.
Seus pratos buscam resgatar na cultura popular a culinária de fácil preparo. Além dos livros de receitas, Tio Zé escreveu também quatro livros de memórias com contos populares, resgatando “causos”, o que já rendeu ao escritor várias premiações em concursos literários que participa.
Em 2016, Tio Zé foi o único ferreirense convidado para carregar a Tocha Olímpica, participando de diversos eventos alusivos em Porto Ferreira e região.

 

0
0
0
s2sdefault