Mesmo com muitas chuvas nos últimos dias, o nível do rio Moji-Guaçu em Porto Ferreira ainda é considerado baixo. A régua que fica ao lado da antiga ponte metálica estava marcando 1,84 metro na manhã desta quarta-feira (03/01).

No entanto, a Defesa Civil informa que a previsão é de chuva para os próximos 10 dias. A se confirmar, a tendência é de aumento no nível, pois o rio, que nasce em Minas Gerais, deve receber em seu trajeto as águas de toda a região pela qual atravessa.
Na segunda quinzena de janeiro de 2017 o rio chegou a atingir 4,71 metros. E, no ano anterior, nessa mesma época, o nível chegou a 5,60 metros, o que causou alagamentos em vários pontos do município.
Seguindo determinação do prefeito Rômulo Rippa, a equipe da Defesa Civil realiza vistorias constantes e diárias nas áreas passíveis de alagamento. Quando o nível do Moji está acima dos 4 metros o órgão fica em estado de alerta.
Outro fator que influencia o nível do rio é a vazão da comporta da cidade de Mogi Guaçu, da concessionária AES-Tietê. Caso ela ultrapasse os 300 m3/s, um protocolo determina que a concessionária deve informar as Defesas Civis dos municípios rio-abaixo para que tomem as devidas providências.
Fonte: Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

0
0
0
s2sdefault