A Polícia Militar do Estado de São Paulo recebeu uma nova autorização para concurso PM-SP para o cargo de soldado. Confira mais detalhes!
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, autorizou nesta quarta-feira, 27, a abertura do concurso PM-SP 2018. Foram autorizadas 5.400 vagas para interessados com nível médio. A carreira proporciona remuneração inicial de R$3.034, já com benefícios.

Essa não é a primeira vez que o governo de São Paulo autoriza esse quantitativo para o cargo de soldado da PM. A Polícia Militar paulista vem mantendo uma tradição de fazer concursos anuais. Segundo a portaria, 2.700 vagas serão providas em maio de 2019 e as demais 2.700 em janeiro de 2020.
Confira o despacho de autorização:
DESPACHOS DO GOVERNADOR, DE 26-12-2017
No Prot. 10.973-17 (SG-964.321-17), sobre autorização para a abertura de concursos públicos, destinados ao provimento de cargos de Soldado PM de 2ª Classe: “Diante dos elementos de instrução do processo, da exposição de motivos do Secretário da Segurança Pública e das manifestações das Secretarias de Planejamento e Gestão e da Fazenda, autorizo a Polícia Militar do Estado de São Paulo a adotar as providências necessárias para a abertura de concursos públicos, visando ao provimento, em duas etapas, de 5.400 cargos vagos de Soldado PM de 2ª Classe do Quadro de Praças, sendo 2.700 em maio de 2019 e 2.700 em janeiro de 2020, observadas as disponibilidades orçamentário-financeiras e obedecidos os demais preceitos legais e regulamentares atinentes à espécie.”
Como as seleções da PM-SP são realizadas em várias etapas, é provável que o novo edital para soldado seja publicado logo no início de 2018, para que haja tempo hábil entre a realização de todas as fases e o prazo estipulado para as primeiras convocações (maio de 2019).
Após concedida a autorização pelo governador, a próxima etapa será a escolha da banca organizadora. Se mantida a tradição dos concursos da PM-SP, a Vunesp deve ser a empresa escolhida. A banca foi a responsável pelos últimos concursos da Polícia Militar de São Paulo tanto para soldado como oficiais.
Como funciona o concurso PM-SP para soldado?
Quem tem o sonho de ingressar na Polícia Militar de São Paulo como soldado 2ª Classe deve começar uma preparação intensa e antecipada, pois são várias as etapas de seleção. Confira:
✔Exame de conhecimentos (divido em prova objetiva e dissertativa);
✔Exame de aptidão física;
✔Exames de saúde;
✔Exames psicológicos;
✔ Avaliação de conduta social, da reputação e da idoneidade;
✔ Avaliação de documentos.
Na prova objetiva do último concurso, por exemplo, foram cobradas 50 questões contendo disciplinas de conhecimentos gerais e específicas. As disciplinas cobradas foram:
• Língua Portuguesa e Interpretação de texto - 18;
• Matemática - 12;
• Conhecimentos Gerais - 10;
• Noções Básicas de Informática - cinco;
• Noções de Administração Pública - cinco;
Concurso PM-SP 2017 está em andamento
A Polícia Militar de São Paulo tem concurso em andamento para o cargo de soldado. A seleção teve edital publicado no dia 29 de setembro de 2017 para 2.200 vagas. As oportunidades oferecidas pela PM-SP são para ambos os sexos.
As provas do concurso PM-SP 2017 foram aplicadas no dia 3 de dezembro e contou com mais de 110 mil inscritos lutando por uma das vagas. A PM-SP não divulgou o número de faltosos.
A seleção já teve gabaritos finais divulgados. A próxima etapa será o exame de aptidão física. Os aprovados deverão ser convocados em breve para as avaliações.

0
0
0
s2sdefault