cabeçario
Campanha de Assinatura certa
cabeçario
Campanha de Assinatura certa

Leishmaniose um Perigo Silecioso

Imprimir

A Leishmaniose uma doença grave causada por um parasita transmitido para pessoas e cães por meio da picada de um inseto vetor (mosquito) muito pequeno, conhecido como mosquito palha; esse mosquito costuma picar no entardecer e durante a noite na maioria das vezes em beira de rios e lagoas.

 

No ciclo da doença o inseto pica um cão doente e depois pica uma pessoa saudável, que poderá desenvolver a doença, sem o inseto NÃO há transmissão.

Toda  pessoa deve limpar diariamente seus quintais, recolhendo todo material orgânico do chão (fezes de animais, folhas, frutos caídos, etc) é nesses materiais acumulado que as fêmeas do inseto põem seus ovos e geram uma grande quantidade de novos mosquitos que irão transmitir a doença para pessoas e cães.

Sintomas: ferida na pele que não cicatriza, perda de peso; fraqueza, anemia e aumento do fígado e baço. Em casos graves pode ocorrer sangramento.

 

A Secretaria de Saúde através da Vigilância Epidemiológica e Controle de Vetores estão essa semana realizando orientações com visitas nos ranchos na Av. Nossa Senhora Aparecida, para esclarecimentos de dúvidas da população e entrega de material informativo sobre a doença.

Qualquer dúvida sobre a doença entrar em contato com os telefones: 3585 2993 ou 3581 2299. 

CUIDADO A PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO

 

EXPEDIENTE
Fundador: João Roberto Bellini - Jornal do Porto Ltda. - ME
Semanário - Fundado em 5 de junho de 1977
Diretor: André Luis Bellini - MTB 0080630/SP
Redação: Rua 29 de Julho, 1231/1235, Sala 2 - Centro - Porto Ferreira - SP
Fone/Fax: (19) 3581-1227 
Endereço para correspondência: Cx. Postal 74 - CEP 13660-000, Porto Ferreira - São Paulo
Conselho Administrativo: João Roberto Bellini e Profª Mafalda A. Scheffer Bellini
Oficina Impressora: João Roberto Bellini & Cia. Ltda., Rua 29 de Julho, 1231/1235 - Porto Ferreira
Nota da Redação: Os conceitos emitidos em matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião do jornal, sendo portanto de inteira responsabilidade de seus autores.
PLANTÃO DO ASSINANTE: Sexta-feiras até 17:30h